01/12/2009

Corporação Musical Henrique Marques

Banda da cidade de Limeira - SP

Fundada em 06 de novembro de 1860, por Joaquim Luis Marques. Seu primeiro nome foi Banda Lira D´Oeste. Joaquim, por ser negro, participou ativamente pela libertação dos escravos e faleceu em 1892. Henrique Marques, seu filho, assumiu a regência da Banda que passou a ser oficialmente a se chamar “Corporação Musical Henrique Marques”.


O primeiro discos da Banda foi gravado em 1963, um LP pelo selo da gravadora Inspiração. Nos anos 80 esse LP teve ma segunda tiragem pelo selo da gravadora Cartaz, que lançou além de, em LP, também em fita cassete.

Em 1965 veio o segundo LP, com selo da gravadora Califórnia.

Em 1968, com selo da gravadora Dó, Ré, Mi veio um um compacto Duplo.


1976 mais dois LPs, porém desses não tenho informação.


Mais abaixo os áudios dos dois primeiros LPs e do compacto.

Os dois LPs contou com as presenças de meu pai Helio Mancuso e meu Tio Luiz Mancuso. Quando da gravação do compacto duplo, meu pai já havia saído da Banda, mas teve a participação de meu tio Luiz. Vários músicos Rioclarenses fizeram parte da Banda, dentre eles os irmão Vicente e Thélio Paroli, Silvio Rebustini e outros. Tanto os dois LPs, quanto o compacto, a regência foi do Maestro Mauro Cerdeira.


Acima foto da capa do disco original: Infelizmente a capa do meu disco foi danificada e só sobrou a metade, ainda bem que foi a parte da foto. Na primeira fila de clarinetes o primeiro da esquerda para direita, com clarinete é meu pai, Helio Mancuso, o último é o músico Rioclarense Vicente Paroli. Na segunda fila, o primeiro, logo abaixo da tuba, é o rioclarense Silvio Rebustini, ao centro meu tio Luiz Mancuso.
*
Abaixo: foto da capa do LP, segunda tiragem pelo selo Cartaz.


Abaixo capa do cassete.

*
Áudios
*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*
Abaixo: capa do segundo LP, gravadora California.
OBS: Na foto não estão todos os músicos que participaram da gravação, foi aproveitado uma foto que a Banda possuia em arquivo.


Áudios
*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*
Abaixo: Capa do compacto duplo

Áudios
*

*

*

*

*



Um comentário:

Florinda Cerdeira disse...

Boa tarde Antonio César. Adorei o post sobre a Banda Henrique Marques, passarei muitas horas ouvindo as músicas com certeza. Achei seu espaço por acaso, garimpando na net algo que falasse sobre meu paizinho, o Maestro Mauro Cerdeira, que nos deixou no último final de semana (dia 08/05/2010). Vamos manter viva a memoria de um trabalho tão maravilhoso realizado em Limeira, que é essa Banda, eu mesma toquei nela desde os meus 8 anos de idade, até quando me casei e vim embora pra Curitiba.
Obrigada por divulgar uma obra tão preciosa.
Abraços - Florinda Cerdeira Pimentel