27/11/2009

Zecrinha

Postagem autorizada por Zecrinha
Colaboração da aniga Patrícia Pinheiro e Prado

Nasci em Senhor do Bonfim na Bahia, tive grande influência da musica de raiz e folclore nordestino. Cresci ouvindo Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Beatles, Bach, Mozart, Tom Jobim, Nelson Gonçalves, João Gilberto, Orlando Dias, Marinês e uma infinidade de feras. Não ouve indigestão. Houve sim, um tremendo estalo! Percebi que respirava e transpirava normalmente rock, chula, xaxado, baião, xote, côco, afoxé, e outros gingados, uma mistura de sanfona, flauta, pífaro, zabumbas, triângulo, pandeiro, viola, agogô, etc, despertando em mim o senso musical.
A primeira apresentação como instrumentista aconteceu no festival estudantil de Senhor do Bonfim, ponto de partida para formação de diversos conjuntos de bailes. Já como guitarrista toquei em diversos grupos. Ganhando festivais regionais, dediquei-me a compor músicas e apresentar-me em casas noturnas de shows.
Em 1974 foi morar no Rio de Janeiro e mais tarde, participei na cidade de Osasco - S P, do festival regional. Retornando a Salvador em 1976, onde radiquei-me até 1982. Nesta mesma época voltei para o Rio de Janeiro, onde passei dois anos tocando nas noites cariocas. Voltei em 1984 para Salvador, participei do projeto Pixinguinha como instrumentista na Banda de Alcyvando Luz, ao lado de estrelas como Elizete Cardoso, Maria Alcina, Ataulfo Alves Júnior e Moreira da Silva. Em 1993 apresentei o show Bicho da Seda na programação paralela ao Festival de Inverno de Ouro Preto (MG).
"Acontece que nasci nordestino, norte da Bahia, onde cresci feito árvore de raízes profundas; abri os olhos e a boca para o mundo e na seqüência, deslizei-me feito pedra rolante, bruxo discreto, autodidata trabalhando com presteza as minhas próprias composições."
Zecrinha
*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

Sua discografia inclui dois LPs (Cavaleiro Azul, em 1986; e Bicho da Seda, em 1992) e quatro CDs (Janela de Trem, em 1997, Tecendo Cantos, em 2002, Aurora Instrumental, em 2003, e Coletânea, em 2004). Nos últimos anos, produziu os CDs de vários novos intérpretes de suas músicas, a exemplo de Binha Campello (Pensando em Você), Glória da Paz (Palavras Medidas) e Vanni (À Flor da Pele).
Fonte: Palco MP3
*

De Zecrinha e Cardan Dantas
*

*

*

*

Um comentário:

Anônimo disse...

Dindo,
Fico feliz pela homenagem merecida ao meu amigo querido e talentoso, Zecrinha!
Obrigada, por ter aceito a minha sugestão...ficou muito linda a página dele.
beijo
Patrícia Pinheiro e Prado