27/10/2009

(Luisa Rocha)

Postagem autorizada por Luisa Rocha
PERCURSO ARTÍSTICO
Aos 5 anos de idade, pedi ao meu pai que me levasse a uma casa de Fado, queria ouvir de perto as vozes que sempre me acompanhavam.
Nas festas escolares e concursos musicais infantis, eu tentava participar sempre a cantar.

Em 2002, após uma paragem de vários anos, motivada por um problema de saúde, recomecei, no Museu do Fado, a ensaiar com o grande fadista António Rocha.
Nessa mesma altura, participei até à final, no concurso de fado em Almada – “Encontros de Fado de
Almada”. E aqui surgiu o convite de um empresário nacional para a minha participação em novos projectos.
Participação no projecto “EntreVozes”- com Alice Pires, Lenita Gentil, Maria Armanda e Teresa Tapadas.

Num espaço tipicamente lisboeta, do final do Século XVIII, agradável e de requintado bom gosto, pode ouvir o fado tradicional interpretado pelos melhores cantores de fado, tendo como figura principal Alexandra, primeira figura do 'Musical Amália' e que será a anfitriã.

Também em 2002, fui convidada pela grande senhora do fado, Alexandra, para fazer parte do elenco de prestigiado “Marquês da Sé” - onde permaneci durante 3 anos.


Em pleno coração de Alfama, paredes meias com a insigne Sé de Lisboa, encontra-se o Clube de Fado, paragem obrigatória para todo o visitante, português e estrangeiro, que aprecie a Excelente Cozinha Tradicional Portuguesa e o som da Guitarra Portuguesa acompanhando um prestigiado elenco de fado

Em 2005, fui convidada pelo grande guitarrista, Mário Pacheco, para fazer parte do elenco do prestigiado “Clube do Fado” - onde me encontro actualmente.

Participei no projecto “Fadário”, a convite do Dr. António Manuel Moraes, autor do livro e poemas que deram voz ao CD, onde canto 3 fados (“Eu sonho de tudo um pouco”, “Era o Fado era o Vinho”, e “Homenagem”).
Participei no filme “Amália, a voz do povo”, onde sou a única fadista a dar voz a um fado, no papel da grande Sra. D. Ercília Costa – “A Santa do Fado”. Este filme conta também com a inclusão de 22 fados remasterizados da Sra. D. Amália Rodrigues.






*

Esta é uma fase muito positiva do meu percurso, estou a finalizar um trabalho que me enche de vaidade e orgulho, nele colaboram grandes músicos, poetas, compositores e tem a mais valia de ter sido produzido por um dos mais conceituados músicos Portugueses Carlos Manuel Proença.
Em breve terei todo o gosto em partilhar.
(Luisa Rocha)




Nenhum comentário: