01/12/2009

Tião D'Avilla - Um ator Rio-Clarense

Sebastião Ribas D'Ávila ou Tião D'Ávila nasceu em Rio Claro a 8 de abril de 1944

Trabalhos na TV

2009 Caminho das Índias - pai de Deva
Caminho das Índias foi uma telenovela brasileira da Rede Globo, exibida na faixa das 21 horas da emissora. Escrita por Glória Perez, teve a direção de Fred Mayrink, Leonardo Nogueira, Luciano Sabino e Roberto Carminatti, com núcleo e direção geral de Marcos Schechtman. Ganhou o Emmy 2009 na categoria de melhor novela. O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional. Foi o Quinto Emmy Conquistado pela Rede Globo.
Contou com Juliana Paes, Márcio Garcia e Rodrigo Lombardi como os protagonistas, Christiane Torloni, Débora Bloch e Alexandre Borges como co-protagonistas principais e Letícia Sabatella e Cléo Pires como antagonistas principais da trama.
Teve sua estreia no dia 19 de janeiro de 2009, e seu último capítulo foi ao ar no dia 11 de setembro de 2009 com reprise no dia 12 de setembro de 2009

2009 Poder Paralelo (Rede Record) - Geraldo
Poder Paralelo T brasileira exibida no horário das 22:00 produzida pela Rede Record, que estreou em 14 de abril de 2009, às 22h30, em substituição à Chamas da Vida.
A novela é baseada no livro Honra ou Vendetta, de Sílvio Lancelloti, e tem autoria de Lauro César Muniz e Dora Castellar, com colaboração de Aimar Labaki, Mário Viana, Newton Cannito e Rosane Lima. A direção é de José Carlos Pieri, Leonardo Miranda, Marcus Coqueiro e Sérgio Celeste, com direção-geral de Ignácio Coqueiro.
Tem produção musical de João Jacques de Oliveira e direção musical de Marco Camargo.
Apresentando Gabriel Braga Nunes como protagonista e Miriam Freeland, Paloma Duarte, Petrônio Gontijo e Tuca Andrada como co-protagonistas e Marcelo Serrado como antagonista principal. Como co-antagonistas tem Luciana Braga e Maria Carolina Ribeiro.

2009 A Lei e o Crime (Rede Record) - Cavalcanti
A Lei e o Crime é uma série de televisão brasileira exibida pela Rede Record entre 5 de janeiro e 8 de Junho de 2009 Protagonizada por Ângelo Paes Leme e Francisca Queiroz, roteirizada por Marcílio Moraes, Joaquim Assis, Renê Belmonte, Sylvia Palma e Leonardo Gudel e direção de Alexandre Avancini.
A série policial da Record vai virar filme e poderá contar com o ator hollywoodiano Antonio Banderas, o filme está orçado em 5 milhões de reais e as gravações começam em abril de 2010. Será o primeiro filme inteiramente assinado pela Record Filmes

2008 Guerra e Paz - Paciente do Hosítal
Guerra e Paz (em russo:Война и мир) é um famoso romance escrito por Leon Tolstói e publicado entre 1865 e 1869 no Russkii Vestnik, um periódico da época. É uma das obras mais volumosas da história da literatura universal. O livro narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte (notadamente as guerras napoleônicas na Rússia). A riqueza e realismo de seus detalhes assim como suas numerosas descrições psicológicas fazem com que seja considerado um dos maiores livros da História da Literatura. Sempre é melhor ler a obra antes de procurar um resumo.
Tolstói desenvolve no livro uma teoria fatalista da História, onde o livre-arbítrio não teria mais que uma importância menor e onde todos os acontecimentos só obedeceriam a um determinismo histórico irrelutável.
Guerra e Paz criou um novo gênero de ficção. Apesar de atualmente ser considerada um romance, esta obra quebrou tantos códigos dos romances da época que diversos críticos não a cosideraram como tal. O próprio Tolstói considerava "Ana Karenina" (1878) como sua primeira tentativa de romance, no sentido aceito na Europa.
Guerra e Paz fez um enorme sucesso à época de sua publicação, imprevisto até mesmo para o autor, Tolstói.

2008 Faça Sua História - Aristeu
Faça Sua História foi uma série de televisão brasileira da Rede Globo, tendo sua primeira e última temporada exibida em 2008. O piloto da série foi protagonizado por Stepan Nercessian, exibido em 27 de dezembro de 2007. Posteriormente em 6 de abril de 2008 estreou como seriado, com Vladimir Brichta como protagonista.

2007 Amazônia, de Galvez a Chico Mendes - Hélio Melo
Amazônia, de Galvez a Chico Mendes foi uma minissérie da Rede Globo escrita por Glória Perez com pesquisa de Bianca Freire-Medeiros, Giovana Manfredi e Sandra Regina, trilha sonora de Alexandre de Faria, dirigida por Pedro Vasconcelos, Marcelo Travesso, Carlo Milani, Roberto Carminati e Emílio di Biasi com direção geral de Marcos Schechtman, que estreou em 2 de janeiro e sendo exibida até o dia 6 de abril de 2007 sendo exibidos 55 capítulos, sendo 41 na 1ª fase, 10 na 2ª fase e 4 na 3ª fase.

2006 O Profeta - Quinzinho
O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 16 de outubro de 2006 e 11 de maio de 2007, tendo totalizado 178 capítulos. Esta foi uma nova versão da telenovela homônima exibida entre 1977 e 1978, na TV Tupi, de autoria de Ivani Ribeiro.
Foi adaptada por Duca Rachid e Thelma Guedes, escrita com Júlio Fischer, com a colaboração de Thereza Falcão e Alessandro Marson, supervisionado por Walcyr Carrasco, com direção geral de Mário Márcio Bandarra e núcleo de Roberto Talma.
Apresentando Thiago Fragoso e Paola Oliveira como os protagonistas da trama, Fernanda Souza e Rodrigo Phavanello como co-protagonistas e Carol Castro, Dalton Vigh, Samara Felippo, Nívea Maria e Malvino Salvador como antagonistas.

2004 Senhora do Destino - Aníbal
Senhora do Destino foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 28 de junho de 2004 a 12 de março de 2005, totalizando 221 capítulos.
Escrita por Aguinaldo Silva com a colaboração de Glória Barreto, Maria Elisa Berredo e Nelson Nadotti. Dirigida por Luciano Sabino, Marco Rodrigo, Cláudio Boeckel e Ary Coslov, com direção geral e de núcleo de Wolf Maya.
Apresentou Susana Vieira, José Wilker e José Mayer como protagonistas, Leonardo Vieira, Marcello Antony, Dado Dolabella e Carolina Dieckmann como co-protagonistas e Eduardo Moscovis, Letícia Spiller, José de Abreu e Renata Sorrah como antagonistas.


Paulinha (Ana Roberta Gualda), outra personagem de Mulheres Apaixonadas, também aprontou com seu pai. A adolescente tratava mal Oswaldo (Tião D’Ávila), por ele ser pobre e porteiro da escola onde ela estudava.

2003 Mulheres Apaixonadas - Oswaldo

Mulheres Apaixonadas foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 17 de fevereiro e 10 de outubro de 2003. Foi escrita por Manoel Carlos com a colaboração de Maria Carolina e Vinícius Vianna e Fausto Galvão dirigida por Ricardo Waddington, Rogério Gomes, José Luiz Villamarim, Ary Coslov e Marcelo Travesso. Teve 170 capítulos na versão internacional exibida em Portugal. A versão original exibida no Brasil teve 203 capítulos. Foi reprisada na sessão Vale a Pena Ver de Novo a partir do dia 1 de Setembro de 2008, substituindo a reprise da novela Cabocla. Seu último capítulo foi no dia 27 de fevereiro de 2009, totalizando 130 capítulos re-exibidos, sendo substituída por Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva.
A trama apresentou os atores veteranos Christiane Torloni, José Mayer e Tony Ramos como protagonistas, tendo Regiane Alves, Dan Stulbach e Ana Roberta Gualda como antagonistas centrais da história.

2002 Coração de Estudante - Miguel
Coração de Estudante foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 25 de fevereiro e 28 de setembro de 2002. Foi escrita por Emanoel Jacobina e Carlos Lombardi com a colaboração de Cristianne Fridman, Max Mallmann, Nelson Nadotti, Duca Rachid, Bosco Brasil e Júlio Fischer, e dirigida por Ricardo Waddington.
A trama contou com Helena Ranaldi e Fábio Assunção como protagonistas e Adriana Esteves como antagonista.

1997 Mandacaru (Rede Manchete) - Lustosa
Mandacaru foi uma telenovela brasileira exibida na extinta Rede Manchete de 12 de Agosto de 1997 a 8 de agosto de 1998, no horário das 21:30 horas.
A telenovela, livremente inspirada no romance "Dente de Ouro" de Menotti Del Picchia, teve direção geral Walter Avancini, foi inicialmente escrita por Carlos Alberto Ratton, substituído posteriormente pela equipe liderada por Calixto de Inhamuns e Douglas Salgado, e com as colaborações de Gregório Bacic, Clóvis Levy, Zeno Wilde, Tairone Feitosa e Yoya Wursch.
A Rede Bandeirantes comprou os direitos, e a reapresentou entre 9 de janeiro e 10 de novembro de 2006, reduzindo a telenovela de 259 para 220 capítulos.

1995 Tocaia Grande (Rede Manchete) - João Lírio



Tocaia Grande é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete exibida de 16 de outubro de 1995 a 10 de setembro de 1996, Foi inspirada na obra do escritor Jorge Amado e escrita por Duca Rachid e Marcos Lazarini com colaboração de Mário Teixeira e supervisão de texto de Wálter George Durst, direção de Régis Cardoso, João Camargo, J. Alcântara e Jacques Lagoa e direção geral de Walter Avancini e teve 236 capítulos.
 
1991 Amazônia (Rede Manchete) - Matias

TIÃO D'AVILA E ANSELMO VASCONCELOS EM "AMAZONIA"
Amazônia foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 10 de dezembro de 1991 a 29 de junho de 1992 às 21h30. Escrita por Jorge Duran e Denise Bandeira e dirigida por Tizuka Yamasaki e Marcos Schechtman.
 
1979 Memórias de Amor - Sanches
Memórias de Amor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, de março a junho de 1979, contou com 71 capítulos. Foi escrita por Wilson Aguiar Filho, baseada no romance O Ateneu, de Raul Pompéia, com direção de Gracindo Júnior e a supervisão de Herval Rossano.
 
1977 Sem lenço, sem documento - Patrício

Sem Lenço, Sem Documento foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre dia 13 de setembro de 1977 á dia 4 de março de 1978.
Sem Lenço, Sem Documento foi escrita por Mário Prata e foi apresentada em 149 capítulos.
 
1976 Estúpido Cupido - Carneirinho
Estúpido Cupido foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 1976 e 1977, contou com 160 capítulos. Foi escrita por Mário Prata e dirigida por Régis Cardoso.
As músicas e figurinos eram ambientados nos anos 60. Foi a última novela da Rede Globo produzida em preto-e-branco - ressalvando-se que seu último capítulo foi gravado em cores sem que os atores soubessem disso, pois era desejada a surpresa de que a emissora já estava com a totalidade de suas câmeras em cores.
A música de abertura, Estúpido cupido, era intepretada por Celly Campello.






Trabalhos no Cinema
 
2008 Polaróides Urbanas
Polaróides Urbanas é um filme brasileiro, do gênero comédia, dirigido por Miguel Falabella. É uma adaptação do espetáculo teatral Como Encher um Biquíni Selvagem, o filme foi produzido pela distribuidora Buena Vista.
Polaróides Urbanas é a adaptação cinematográfica do espetáculo teatral de Miguel Falabella, Como encher um biquíni selvagem, visto por mais de 800 mil pessoas em sua temporada nos palcos.
 
2007 Inesquecível
Inesquecível (2007) é um filme brasileiro de longa metragem dirigido por Paulo Sérgio de Almeida. O roteiro é de Marcos Bernstein, com colaboração de Marcos Lazarini, e baseado em argumento de Mariza Leão e Paulo Sérgio de Almeida, baseado ainda no conto O Espectro, de Horácio Quiroga.
A trilha sonora é de David Tygel. a fotografia de Antônio Luiz Mendes, a direção de arte de José Joaquim Salles, os figurinos de Marília Carneiro e a edição de Diana Vasconcellos.
Inesquecível foi filmado em Buenos Aires e no Rio de Janeiro e é e estréia de Guilhermina Guinle no cinema. A canção da abertura é de Caetano Veloso. Há também músicas de Astor Piazzolla.

2006 Canta Maria

Canta Maria é um filme brasileiro de 2006 dirigido por Francisco Ramalho Jr.. É uma adaptação do livro Os desvalidos, de Francisco J. C. Dantas. A trilha-sonora original do filme é de Daniela Mercury e Gabriel Póvoas.
Estreou em novembro de 2006, com distribuição da Carolina Filmes e apoio da Globo Filmes.

2006 Zuzu Angel

GENERAL COMANDANTE DO INQUÉRITO POLICIAL MILITAR NO FILME "ZUZU ANGEL"
Zuzu Angel é um filme brasileiro de 2006, do gênero drama biográfico, dirigido por Sérgio Rezende.
A produção é de Joaquim Vaz de Carvalho, a produção executiva de Heloísa Rezende, a trilha sonora de Cristóvão Bastos, a direção de fotografia de Pedro Farkas, a direção de produção de Laís Chamma e Mílton Pimenta, a direção de arte de Marcos Flaksman, o figurino de Kika Lopes e a edição de Marcelo Moraes.

2002 Uma Onda no Ar
 
2001 Memórias Póstumas
Memórias póstumas é um filme brasileiro de 2001, do gênero comédia dramática, dirigido por André Klotzel, e com roteiro baseado na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Boa parte do texto empregado no filme constitui-se de citações literais de Machado de Assis. A fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte é de Adrian Cooper. A trilha sonora é de Mário Manga.

1984 Memórias do Cárcere
Memórias do Cárcere é um filme brasileiro de 1984, do gênero drama biográfico, roteirizado e dirigido por Nelson Pereira dos Santos. O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos.
 
1983 Bar Esperança
Bar Esperança (também conhecido como Bar Esperança, o Último que Fecha) é um filme brasileiro de 1983, do gênero comédia, dirigido por Hugo Carvana, com roteiro de Hugo Carvana, Denise Bandeira, Marta Alencar, Armando Costa e Euclydes Marinho.
Apesar do filme não ser um erótico ou pornochanchada, houve uma longa cena (parcialmente em câmera lenta) de nu frontal da atriz Silvia Bandeira.

1982 Mar do Pecado
 
1982 Luz del Fuego
Luz del Fuego é um filme brasileiro de 1982 dirigido por David Neves.
 
1978 O Outro Lado do Crime

**
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE MINAS GERAIS NO FILME DE HELVETIO RATTON "RÁDIO PIRATA UMA ONDA NO AR"
*
Estúdio da Cinédia (não existe mais). Gravação de Chico Anízio Show em 1985. ROBERTO FROTA, CASTRINHO, TIÃO D'AVILA, BENTEVI, LUCIO MAURO, ALDO DELANO E ATRAZ TONICO PEREIRA

TEATRO


A Santa Ceia do espetáculo"O MARTIR DO CALVÁRIO onde interpreto JUDAS


TIÃO E NEUSA BORGES na história de Cordel : MARIQUINHA E JOSÉ DE SOUZA LEÃO.
1974 TEATRO DE CORDEL Tião, Vic Militello, Zodja Pereira. Essas fotos são de duas das 7 histórias de cordel : a 1ª A Sedutora Maldita, 2ª A Mulher que mordeu a Careca de Snto Antonio. Foi meu 1º prêmio como profissional APCA 1975
CLAUDIO MAMBERTI (falecido) e TIÃO COMO PADRE MESTRE NA PEÇA "O NOVIÇO" DE MARTINS PENA. DIREÇÃO DO TALENTOSO LUIS FERNADO LOBO NO TEATRO ALIANÇA FRANCESA DE BOTAFOGO.
REMONTAGEM DE TEATRO DE CORDEL 1994. Produção de Tião D'Avila com Ewerton de Castro. THOAS BAAK escritor hoje radicalizado em Lisboa, STELLA FREITAS, EU DE CHACRINHA E BRUNO GARCIA SEU 1º TRABALHO NO RIO

Nenhum comentário: