27/11/2009

Fernanda Cunha

Postagem autorizada por Fernanda Cunha
Colaborou com essa página a amiga Mércia Mancini


Fernanda Cunha tem uma história que começa de maneira parecida com a de vários artistas de talento: nasceu em uma casa musical. É filha da cantora Telma Costa, que dividiu com Chico Buarque os célebres vocais de Eu te amo, e sobrinha das compositoras Sueli Costa e Lisieux Costa. A avó, Maria Aparecida Costa, professora de piano e canto coral, uma espécie de maestrina da família.
Mas como todo grande artista Fernanda faz sua própria história. Seguindo os passos da mãe, assumiu o microfone em dezembro de 1997 em shows que percorreram o circuito cult carioca, passando pelo Mistura Fina, Vinicius Piano Bar, Hipódromo Up, Casa de Cultura Laura Alvin, Museu do Telephone e outros espaços. Por essa época já era acompanhada por músicos que afinavam com seu repertório, como os pianistas Camilla Dias, Joao Carlos Coutinho e Helvius Vilella.



Nos EUA, assumiu os vocais do Grupo Brasil a convite do baixista Kip Reed. Matou as saudades de casa exercendo o seu ofício, exercitando a interpretação e levando a música de sua terra para o Blossom Summer Festival (julho/2001), Shaker Square (agosto/2001), Festival Latino no "Rock and Roll hall of fame" (representando o Brasil entre 20 países), Nightown (junho e agosto/2002) e Fat Fish Blue. Também cantou standards da bossa ao lado do violonista Michael Manderen no Sergio's at University Circle.



Em 2002 juntou amigos brasileiros e americanos para gravar seu primeiro CD, O tempo e o lugar.












Em janeiro de 2004 realizou um sonho e entrou em estúdio para interpretar dois dos maiores compositores brasileiros: Johnny Alf e Sueli Costa, sua tia.



O ábum Dois corações conta com a participação dos homenageados e um time de músicos de primeira linha, guiados pelos arranjos de Cristóvão Bastos, João Carlos Coutinho, Jorjão Carvalho e Camilla Dias. Em 2005, 2006 e 2007 percorreu o Brasil e exterior com o show do CD.















Ainda em 2007 gravou o terceiro album intitulado "Zíngaro" em duo com o violonista Zé Carlos, interpretando as parcerias de Tom Jobim e Chico Buarque, que saiu com distribuiçao da gravadora CID.


A cantora tem se apresentado no Canadá com bastante freqüência desde 2005 e a excelente receptividade do público Canadense fez com que ela gravasse um projeto que unisse a música dos dois Países.



Em 2009 lança seu quarto CD " Brasil-Canada" que traz composições de Sueli Costa, Noel Rosa, Joni Mitchel, Bruce Cockburn, entre outros. Fernanda assina duas letras desse álbum, uma em parceria com Mike Lent e outra com Ricardo Rito e Luiz Sergio Hneriques. O CD foi gravado no Canadá com músicos Canadenses ( Mike Lent no contrabaixo e Sandro Dominelli na bateria) e Brasileiros ( Ricardo Rito no piano) e participações especiais do violonista Zé Carlos e Sueli Costa.








Vinicius de Moraes Umas e Outras

Homenagem a Vinicius de Moraes, com Fernanda Cunha (voz), Camilla Dias (piano) e a participação de Georgiana de Moraes, filha do músico.





Fernanda Cunha no programa do Ronnie Von





Fernanda Cunha e Johnny Alf


participação de Cristovao Bastos. Novo Canto, outubro de 2005


Fernanda Cunha e Zé Carlos

Fernanda Cunha e Zé Carlos mostram músicas de Tom Jobim e Chico Buarque no programa Sr Brasil, da TV Cultura.  



Violeira




Coração ateu- Fernanda Cunha e Ze Carlos




Fernanda Cunha - Fim de semana em Eldorado




Fernanda Cunha - part esp: Sueli Costa

Fernanda Cunha, Sueli Costa, Cristovao Bastos, Ze Carlos, Carlos Cesar, Jorjao Carvalho, CANAL BRASIL


Dentro de mim mora um anjo

Sueli Costa e Fernanda Cunha Sueli Costa-piano + vocal Fernanda Cunha- vocal Jorjão Carvalho- Bass Carlos Cesar- Drums




Um comentário:

Mercia disse...

M A R A V I L H O S O!!!!!FANTÁSTICO!!!EMOCIONANTE...ESTOU MUITO FELIZ..VOU CURTIR CADA ACORDE!PARABÉNS DINDO, TRABALHO DA MELHOR QUALIDADE, ASSIM PERPETUAMOS ESSA DEUSA E APRESENTAMOS PARA O RESTO DO MUNDO...GRANDE BEIJO A TODOS.